quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Anos 70 (Athleta, Hering, Malharia 99, Terres, Ony, Ceppo)

A década de 70 foi marcada pelo amadorismo na confecção dos uniformes esportivos, o que dificulta muito a datação dos uniformes. Por isso farei em um post único com a organização dos modelos por fotos da época e com algumas poucas camisas (já que dessa época são bem difíceis de serem encontradas). Porém nem tudo aqui pode ser levado com 100% de certeza, devido a semelhança dos modelos do período de 73 à 79.

1970

A camisa possuía basicamente o mesmo desenho já experimentado nos anos 50 e 60, com golas grandes e em V. Fabricação da marca tricampeã Atlheta:








1970-71

Nesse período tivemos o uniforme mais diferente da década, com gola careca. Os modelos abaixo foram fabricados pela Heringol, Ony e Ceppo respectivamente:





Time de 1970
Time de 1971
1972

Desde o final de 71, mas principalmente em 72, retornamos para o consagrado modelo dos anos 50 e 60, sendo que os modelos abaixo eram fabricados pela Ony e Ceppo:







 1973

Em 73 inicia-se o usa da gola em V e em Y, que devido a falta de padronização eram misturadas, jogando alguns jogares com a gola em V e outros com a gola em Y (essa falta de padrão seguiria por quase toda década). Durante boa parte do ano de 1973 e 74 as camisas eram da Athleta. Um detalhe que chama a atenção é o início do uso do contorno branco ao redor da cruz-de-malta:




O modelo abaixo chegou a ser usado em alguns jogos de 73, com gola diferente do padrão Y :



1974

No ano da conquista do primeiro campeonato brasileiro temos a consagração modelo apresentado em 73. Nossa principal fornecedora continuou sendo a Atlheta, mas usamos algumas outra marcas ao longo do ano, como a Malhas [Malharia] 99, sendo que essa marca foi usada provavelmente no Campeonato Carioca:







Em 1974, mas em jogos valendo pelo Brasileirão de 73, o Vasco voltou a usar por poucos jogos camisas com gola careca:

 1975


Não temos informações sobre o fabricante da camisa de 1975:



1976

Na maioria das vezes a camisa era a mesma do últimos anos, só em alguns casos que a gola se sobrepunham na ponta (detalhe bem pequeno que pode ser percebido na ultima foto). Segundo informações, as camisas eram fabricadas pela Terres ou Rofe:





Vale ressaltar a gola da camisa vestida por Wilsinho "Xodó da Vovó", em Y e toda preta:

1977

A barreira do inferno (formada por Orlando Lelé, Geraldo, Marco Antônio e Mazzaropi), campeã estadual, vestia camisas fabricada pela malharia Terres:



 

Camisa feita pela Atlheta em comemoração ao título do Campeonato Carioca de 77:

1978

Camisa volta a ser fabricada pela Malharia 99: 




O contorno branco da cruz de malta já começa a não estar presente em todas as camisas, como podemos ver nessa foto:

No jogo do dia 30 de Julho de 72, contra o Grêmio no Olímpico, o Vasco usou novamente gola careca:



1979

Em 79 iniciava-se o marketing nas camisas de futebol com a liberação de publicidade por parte dos fabricantes nos uniformes, mas até a chegada da Adidas no Vasco ainda continuávamos com o modelo com a gola em Y. Porém nossos goleiros já usavam as camisas da marca alemã, como pode ser visto abaixo:





Fotos de Prorrogação Ltda.Museu Vascaíno 2010Colecionador de Camisas Vasco, Edgard Horacio.
Agradecimento especial à Roberto Canavvò por ter cedido gentilmente fotos de camisas raríssimas da sua coleção.


Infelizmente não consegui guarda a fonte de todo o material exposto nesse post, mas deixe um recado que colocarei as devidas menções.

8 comentários:

  1. Allan,
    muito bom seu blog, acho que vc ganharia mais visibilidade entrando nas redes sociais,
    com a timeline no facebook mesmo, ficaria muito bem organizado e interessante.

    ResponderExcluir
  2. Maravilha essa exposição/explanação ! ! É uma parte da história do Vasco essa passagem de modelos e malharias durante esses 10 anos gloriosos, modelos simples na verdade, mas raros e que marcam uma década de sucesso: anos 70.
    Tenho dois modelos 99 e são muito especiais ! !

    ResponderExcluir
  3. Excelente site! É possível comprar a camisa de 1977, por exemplo?

    ResponderExcluir
  4. Li uma fez que a Danusa Leão desenhou a camisa do Vasco no início dos anos 70

    ResponderExcluir
  5. BOA TARDE A TODOS, PRIMEIRAMENTE QUERO PARABENIZAR O(S) IDEALIZADOR(ES) DO SITE E EM SEGUIDA GOSTARIA DE COMUNICAR QUE POSSUO DUAS CAMISAS DE 77 (COR BRANCA) E GOSTARIA DE NEGOCIÁ-LAS.
    INTERESSE OU MAIORES INFORMAÇÕES: WHATSAPP: 21 988004149 (JULIO)
    GRATO

    ResponderExcluir
  6. Amigos, meu pai tem uma camisa do Vasco de 1958, feita pela Ceppo. Na época receberam um jogo de camisas enviado do Rio de Janeiro para Portugal pelo Sr.Reinaldo da Casa Branco Turismo. O curioso é que a faixa está invertida. Como faço para enviar uma foto da mesma pra vocês ?

    ResponderExcluir